sexta-feira, janeiro 08, 2016


Livro: Extraordinário

Autora: R.J Palacio 

Editora: Intrínseca

Páginas: 318

Gênero: Ficcão





Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Extraordinário é um livro muito afetuoso e emocionante que nos proporciona várias lições de vida sobre a aparência, a família, a amizade, o bullying e o preconceito. August, o protagonista da narrativa que tem 10 anos e nasceu com uma doença que desfigurou seu rosto.
Ele possui uma doença genética muito rara, a diostose bucomaxilofacial, que é o seu problema principal e essa é a realidade de August ou Auggie, como ele é chamado pelos amigos. A mãe, o pai e a irmã mais velha Via, são pessoas maravilhosas e fazem de tudo para que sua vida seja bem alegre e normal como qualquer outra criança pois mesmo que August seja diferente, o tratam com muita ternura e carinho.


Esse livro é aquele que te fascina já nas primeiras páginas e ainda tem a narrativa super simples e agradável de ler com capítulos curtos, quando começa um capitulo vem um título que faz um resumo do que será narrado, o livro trata de um contexto pesado, entretanto é escrito de um jeito suave e envolvente. A história está em primeira pessoa com boa parte do livro contada pelo Auggie e as outras por Via, Miranda, Jack, seu amigo Justin, namorado de Via e Summer, sua amiga. Em cada parte reconhecemos os sentimentos dessas pessoas e quão é sua afinidade com o August. 

August é um garoto normal, afora pela sua deformação no rosto que o faz encarar uma luta todos os dias pelas visões de pavor e alvoroços das crianças que o encontram em qualquer lado. Ele acaba sofrendo muito com esse problema, mas o menino só quer ser uma criança como outra qualquer que nenhuma pessoa fica encarando ou evitando. Ele fez dezenas de operações de reparação e por esse motivo não ia à escola até os 10 anos, todavia sua família decide e ele também concorda em ir para a escola para que possa começar uma nova etapa em sua vida e é nesse ponto que a história do livro se desenvolve. Ele começará o 5º ano. 


Seguimos as dificuldades e ocasiões que August cai na escola pois as crianças não foram tão gentis assim com ele, mas apesar de todas as barreira ele encontrara pessoas maravilhosas que o acolhem como ele é. Logo, os primeiros dias de aula são apavorantes para Auggie por ele ser uma novidade, mas no transcorrer do ano uma boa parte das crianças vão se afeiçoando com sua aparência e todos vão saber como August é extraordinário mesmo. 
Durante a leitura do livro eu fiquei morrendo de vontade de abraçar o August, ele não se faz de vitima e tem muito bom humor, (eu ri de verdade lendo) o que achei demais, mesmo sofrendo com as reações dos outros. Com toda atenção e amor que ele ganha em casa, ele consegue enfrentar as desventuras da vida e conhecer pessoas super legais. No começo ele passa por casos desprezíveis de bullying que é traumático para qualquer criança e é muito complexo para ele. A amizade e o amor entre ele e sua cachorrinha é a coisa mais linda porque ela o aceita independente da aparência de seu rosto.

A diagramação é super caprichada com desenho e frase no inicio de cada parte do livro, as páginas são amareladas e a capa está simples, mas muito linda. A Intrínseca foi muito feliz nesse livro e ele se tornou um dos melhores livros que já li e me fez rir e emocionar ao mesmo tempo, principalmente no final, e por causar uma mensagem tão linda de uma forma leve e pura.

Adorei os preceitos que o professor Sr. Browne passava para os alunos, serviu muito como aprendizado, todas as frases possui uma mensagem muito verdadeira como "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" e "Seus feitos são seus monumentos" e no final do ano cada aluno criou a sua.
Extraordinário é um livro que eu não tenho palavras para explicar o quão fantástico ele é e pensar no August já me deixa feliz porque ele é uma grande inspiração. A linguagem é ótima para qualquer idade e a história é emocionante, divertida e que nos faz refletir bastante. É impossível não recomendar esse livro incrível, todo mundo merece ler Extraordinário um dia.


Sobre a autora!


Karoline Martins, 17 anos, estudante, apaixonada, 
sonhadora, futura psicóloga 
 e apaixonada por livros.

Pesquisar este blog

Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Destaque Do Blog

#HAIR - Produtos para recuperar o cabelo!

Visualizações Do Blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *